Bárbara Pereira de Alencar - A inimiga do Rei
Bárbara de Alencar - A Primeira Revolucionária e Presa Política do Brasil
Uma grande mulher da História do Brasil - Bárbara Pereira de Alencar,
mais conhecida como inimiga do rei, líder de revolução da independência, a matriarca
Alencar ousou enfrentar a coroa portuguesa e foi a primeira revolucionária e
presa política do Brasil.
Introdução
Revolucionária brasileira nascida na fazenda Caiçara de propriedade de
seu avô Leonel Alencar Rego, patriarca da família Alencar, antiga
freguesia de Cabrobó e atualmente no município de Exu, interior do Estado de
Pernambuco, que participou ativamente, já viúva, de movimentos militares como a
Revolução Pernambucana (1817) e da Confederação do Equador (1824) e
considerada localmente como a primeira prisioneira política da História do Brasil.
A primeira, também conhecida como Revolução dos Padres, fomentada pela
crise econômica regional, combatia o absolutismo monárquico português e a
influência das ideias Iluministas, propagadas pelas sociedades maçônicas. Segunda (1824) foi um movimento de caráter emancipacionista e republicano no Nordeste
do Brasil em reação a política absolutista e centralizadora preconizada pela
primeira Constituição do Império (1824). Filha de Joaquim Pereira de Alencar e
de Teodora Rodrigues da Conceição, casou-se (1782) com o capitão e comerciante
português, José Gonçalves do Santos e mudou-se para a fazenda Salamanca, próxima
da Vila do Crato, na região do Cariri do Ceará. Tornou-se mãe de
quatro filhos, entre eles os também revolucionários Tristão Gonçalves de
Alencar Araripe (1789-1824) e José Martiniano Pereira de Alencar (1794-1860),
este pai do famoso jornalista, político, romancista dramaturgo brasileiro, o
escritor José Martiniano de Alencar (1829-1877), e de uma filha apenas
conhecida como Joaquina Maria de São José.
Durante a Revolução Pernambucana, esteve detida em uma das celas da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, e assim passou a história como a primeira prisioneira política da História do Brasil. A heroína do Crato morreu viúva, aos 72 anos, depois de várias peregrinações em fuga da perseguição política, na Fazenda Alecrim, no hoje município piauiense de Fronteiras, mas foi sepultada no interior da pequena igreja de Nossa Senhora do Rosário, no distrito de Itaguaí, a 10 quilômetros da sede de Campos Sales, Ceará. Postumamente, séculos depois, tem recebido as devidas homenagens por suas lutas. Foi lançada pelo Centro Cultural Bárbara de Alencar (11/02/2005) a Medalha Bárbara de Alencar, para premiar anualmente, três mulheres, sempre no dia 11 de fevereiro, por suas ações junto a sociedade. O centro administrativo do Governo do Ceará foi batizado de Centro Administrativo Bárbara de Alencar. Também foi erigida uma estátua da heroína na Praça da Medianeira na Avenida Heráclito Graça próxima ao Ginásio Paulo Saras até, em Fortaleza.
Durante a Revolução Pernambucana, esteve detida em uma das celas da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, e assim passou a história como a primeira prisioneira política da História do Brasil. A heroína do Crato morreu viúva, aos 72 anos, depois de várias peregrinações em fuga da perseguição política, na Fazenda Alecrim, no hoje município piauiense de Fronteiras, mas foi sepultada no interior da pequena igreja de Nossa Senhora do Rosário, no distrito de Itaguaí, a 10 quilômetros da sede de Campos Sales, Ceará. Postumamente, séculos depois, tem recebido as devidas homenagens por suas lutas. Foi lançada pelo Centro Cultural Bárbara de Alencar (11/02/2005) a Medalha Bárbara de Alencar, para premiar anualmente, três mulheres, sempre no dia 11 de fevereiro, por suas ações junto a sociedade. O centro administrativo do Governo do Ceará foi batizado de Centro Administrativo Bárbara de Alencar. Também foi erigida uma estátua da heroína na Praça da Medianeira na Avenida Heráclito Graça próxima ao Ginásio Paulo Saras até, em Fortaleza.
História
A Igreja Matriz do Crato, no interior do Ceará, estava lotada de fiéis
na missa dominical do dia 3 de maio de 1817, festa de Santa Cruz. A matriarca
de uma das mais importantes famílias de todo o Nordeste, Bárbara de Alencar,
acompanha o sermão ao lado de um público formado, na sua maioria, por pequenos
comerciantes semianalfabetos e produtores rurais. Ao fim da cerimônia, um homem vestido de batina sobe ao altar e assume o
púlpito de surpresa. Não era um padre. José Martiniano de Alencar, filho caçula
de Bárbara, discursa sobre a sofrida realidade do Brasil colonial. Os
espectadores aplaudem empolgados a ele manda hastear sua bandeira da independência.
A revolução de Pernambuco, nascida dois messes antes na província vizinha,
finca o pé no Ceará. Surge a República do Crato. Poucos dias antes, a vida
caminhava calma no Crato.
Como conta a jornalista Ariadne Araújo, autora do
livro Bárbara de Alencar, Dona Bárbara, viúva de 57 anos, se dividia entre a
delegação de tarefas domesticas aos seus escravos e a administração de suas
propriedades rurais. Na noite de 29 de abril, porém, ela recebe a visita de seu
caçula Martiniano, que chega do Recife com uma pretensiosa missão:
revolucionar o Ceará e libertar o Brasil de Portugal. E ele quer o apoio de toda a sua família. Dona Bárbara aceita o desafio
e passa a liderar a revolução que estourará quatro dias depois. Da família
Alencar, também participam do movimento seus filhos Tristão Gonçalves de
Alencar e Carlos José de Alencar, além de seu irmão Leonel de Alencar.
O Brasil de 1817 era o domínio político de dom João VI, com a realeza
portuguesa baseada no Rio de Janeiro uma situação insólita, aliás, pois o
Brasil, como Reino Unido, hospedava a capital de Portugal. Mas a honra não
atingia o país por igual. O Nordeste havia sido o primeiro polo da economia brasileira, mas isso quase dois séculos antes, durante o ciclo do açúcar. Em
1817, é a região Centro-Sul que concentrava os incentivos financeiros e o
desenvolvimento econômico, com a instalação de fábricas e prédios públicos. Um
mercado consumidor que se consolidava, gerando cada vez mais riqueza.
Mas só por ali, segundo a pesquisadora da Universidade Estadual do
Ceará, Kelyane de Souza, que estudou a vida de Bárbara e o contexto histórico
de sua vida, no Nordeste a realidade era contrastante: além da recessão econômica,
a seca de 1816 atingiu pesadamente a produção agrícola de exportação e para o abastecimento
local. Isso obrigou a região a impor alimentos a alto custos. A soma desses
fatores compunha um quadro de fome generalizada na população pobre, que passou
a perder suas propriedades, agravando o processo de pauperização. O então
passado de prosperidade econômica da região ainda era visível em sua elite, com
acesso a informação e a educação formal. A família Alencar, por exemplo, tinha
uma relação muito próxima com os membros do clero do Exu PE, cidade natal de Bárbara.
Esses clérigos eram em sua maioria formados no Seminário de Olinda, um
polo irradiador de ideias revolucionárias, onde os ideais de liberdade,
igualdade e fraternidade, advindo do Iluminismo, eram convertidos em críticas a
Coroa portuguesa e sua cobrança abusiva de impostos. Foi no seminário de Olinda
também que dois dos filhos de Bárbara estudaram, Martiniano e Carlos José.
Nessa equação havia ainda a efervescência de uma América Latina que
estava em pleno processo de independência em seus principais territórios, com
as lutas de Simon Bolívar e José de San Martin.
Mártir Política
A república do Crato durou apenas oito dias. Logos as tropas enviadas
pela Coroa chegaram à cidade e sufocaram o movimento. Imediatamente os filhos
de Bárbara envolvidos no levante foram presos e, dias depois, é a vez da mãe.
Houve tempo para que ela escondesse algum dinheiro, mas seus bens foram
confiscados pela Coroa e as propriedades leiloadas.
Identificada como agitadora, revoltosa, liberal, conspiradora e
conjurada, Bárbara foi enviada para a cadeia do Crato. Depois, vestindo apenas
saia e camisa, algemada e acorrentada no lombo de um cavalo para a travessia de
mais de 500 quilômetros entre Crato e Fortaleza. A truculência das forças reais
não poupa a senhora de quase 60 anos. Para trancar a algema, as peças foram
colocadas em suas mãos, postas sobre uma bigorna, onde o ferreiro martelou os
cravos de fixação. Não é difícil de imaginar por que era um procedimento que
frequentemente terminava em desastre.
Na comitiva iam mais 25 prisioneiros, todos homens, incluindo seus
filhos. A viagem dura mais de um mês. De vila em vila, os prisioneiros
acorrentados, famintos e maltrapilhos são expostos como prova do poder do rei
em coibir a subversão. Na chegada a Fortaleza, são dispostos em duplas em
estreitos calabouços. Bárbara, por ser mulher, fica sozinha e incomunicável.
Todos permanecem acorrentados. O tratamento é desumano " O cardápio não
varia: tripa cozida ou intestinos de boi, mal limpos e cozidos em água e sal, e
farinha seca de mandioca. Como não existem pratos e colheres, as refeições são
servidas em cochos de madeira.
Apenas em fevereiro de 1818 os prisioneiros são transferidos para
Salvador e, embora a viagem ainda tenha sido de maus tratos, seguem
acorrentados, as condições melhoram na prisão soteropolitana. Em novembro de
1820, quase quatro anos depois, com a Corte já com um pé de volta em Portugal,
Bárbara é perdoada e retorna para a casa. Quem chega ao Crato, porém, não é a
vigorosa matriarca rica e influente. Além de envelhecida e abatida pelos anos
de prisão, ela não conta mais com seus bens e ainda carrega a fama de traidora
do rei.
Outra Revolução
O Grito Do Ipiranga, em 1822, trouxe a independência, mas a rebelde do
Crato, como também era chamada, não abandonou seus ideais. Ela se envolveu, ao
lado dos filhos, nos demais movimentos republicanos dos anos seguintes. O mais
importante, a Confederação do Equador, começou em 1824 em Pernambuco e
conquistou rapidamente as outras províncias da região, como Ceará, Paraíba e
Rio Grande do Norte. Mas, na mesma velocidade com que o levante emerge, o poder
real organiza suas tropas para sufoca-lo. Em 12 de setembro de 1824 cerca de
3.500 soldados venceram os confederados. Tristão e Carlos José, filho de
Bárbara, são executados. Bárbara se viu privada de pelo menos 13 parentes. Morreria
em 1832, antes de ver sua família recuperar o prestigio, com o filho Martiniano,
pai do escritor José de Alencar, se tornando senador e, depois, presidente do Ceará.
Liderar uma revolução foi, sem dúvida, o grande feito de Dona Bárbara,
mas é consenso entre historiadores e pesquisadores que ela foi pioneira em
muitos outros aspectos. Como explica Kelyane de Souza, Bárbara se diferenciava
das outras mulheres da elite de sua época porque desde muito cedo teve acesso
aos estudos. Uma mulher alfabetizada no início do século 19 era raridade,
especialmente nas zonas rurais, onde as meninas não iam à escola. " A
educação no período colonial era um privilégio dos homens da elite. O
renascimento da ciência, próprio da modernidade, era permitido somente aos
homens das classes privilegiadas, seguindo os moldes da perspectiva europeia do
subalternizar as mulheres pela justificativa da inferioridade intelectual.
Bárbara de Alencar nasceu no Exu, em Pernambuco, em 1760, filha de um português
grande proprietário de terras e escravos. Para estudar, ainda adolescente se
mudou para a casa de sua madrinha no Crato (CE), na divisa com o estado natal.
Ela entrou em contato com os letrados da família, egressos da
Universidade de Coimbra. Seu temperamento também é um caso peculiar: era tida
por opiniosa, batendo de frente com seus irmãos homens. Por estar no pé da Serra do Araripe, a região, embora longe do mar, não
sofre frequentemente com as rigorosas estiagens típicas do sertão nordestino e
tornou-se um polo de prosperidade da época. Lá, aos 22 anos, ela se casou com o
comerciante português José Gonçalves dos Santos, com quem teve cinco filhos:
quatro homens e uma mulher. Barbara ficou viúva cedo, aos 49 anos, o que a
colocou à frente dos negócios da família, como engenhos e propriedades rurais. O
escritor Gylmar Chaves, que pesquisa sua vida desde 2000 e prepara para este
ano o lançamento de Históricas, para acordar cada acontecimento sobre a vida da
revolucionária conta que a cultura, o letramento e a visão moderna de Bárbara
eram reconhecidos na cidade, assim como sua personalidade forte.
Segundo ele, ela costumava ler clássicos da literatura universal na
calçada de casa para um público geralmente constituído de homens. O escritor também conta que Bárbara imprimiu na convivência com seus
escravos traços bastante humanizados, numa época em que a dominação e os maus
tratos eram considerados normais. Bárbara de Alencar acostumava ser madrinha
deles, como consta em algumas fontes que investiguei. Os escravos Barnabé e
Cazumba participavam de conversas e tinham acesso e assuntos de sua confiança.
Alguns até aderiam aos movimentos de 1817. Há relatos de um escravo que teria
cortado a própria língua com medo de fraquejar na prisão e entregar o paradeiro
de dona Bárbara, história que provavelmente faz parte do universo folclórico,
mas diz sobre sua fama.
Ela lutava por um nacionalismo justo, com harmonia entre as raças na
composição de um novo país, acrescenta Kelyane De Souza. No entanto, não rompe com
a segregação de gênero, etnia e geração, ainda que esteja registrada a
proximidade de Bárbara de Alencar com seus escravos, o abolicionismo não era
questionado, para a preservação do patrimônio das famílias da elite, contrapõe
a pesquisadora. Outra modernidade de Bárbara estava à vista de todos: sua casa
urbana, ao lado da Matriz do Crato, foi a primeira cidade construída em pedra e
cal, com técnica arquitetônica de beira e bica, uma novidade na época. Um
engenheiro foi chamado especialmente do Recife para o feito.
A revolucionária tinha ainda uma relação muito próxima com o padre e
naturalista Manuel de Arruda Câmara, tido como líder intelectual e espiritual
dos que fizeram a revolução de 1817. É a ele que se atribuem os insólitos
conhecimentos de botânica de Bárbara e também acusações não comprovadas de
adultério. Foi combatente no campo das ideias numa época em que as mulheres
lutavam vida de regra, para povoar territórios.
Curiosidade
Quando presa, as forças reais queimaram todo tipo de documento encontrado
nas propriedades de Bárbara de Alencar. Além disso poucos historiadores da época
se debruçaram sobre sua história, que só muitos anos depois, e aos poucos, foi construída
e contada. Até há pouco tempo, toda a informação era fundamentada em relatos
orais que ocorreram de boca em boca através dos tempos. Nesse telefone
sem fio, muitos contribuíram a Bárbara, e não a seu filho Martiniano, a
proclamação da República do Crato. Foi assim que surgiu o título de primeiro
presidente do Brasil. Mas não é essa a história que os documentos, embora raros,
contam. Foi Martiniano quem esteve à frente, mesmo que apenas por oito dias, da
breve República.
É uma homenagem aos feitos de Bárbara de Alencar e de sua participação
nas revoluções, pois, de fato, ela não chegou a governar a República do Crato,
afirma Kelyane de Souza. Jamais me deparei com alguma citação de Bárbara de
Alencar e de sua participação nas revoluções, pois de fato ela não chegou a
governar a República do Crato. Assim como qualquer citação de Bárbara de
Alencar ter sido presidente, mesmo porque não houve tempo para esse contexto
se concretizar. Bárbara foi isso sim a primeira mulher reconhecida oficialmente
como revolucionária, também a primeira presa política do país.
Referências
Demócrito Rocha. Livro de Barbara de Alencar, 2002.
Edições Araújo pag. 128-180.
Passeio pela História do Ceará. Rio de Janeiro: O Globo, 30 de agosto de 2001. p. 20.
Passeio pela História do Ceará. Rio de Janeiro: O Globo, 30 de agosto de 2001. p. 20.
Deixe um Comentário